Dra. Renata Mariella ensina como cuidar da pele em entrevista ao Correio Braziliense

Saiba como cuidar da pele antes e depois de curtir na folia!

Exposição ao sol, baixa hidratação, excesso de suor e de maquiagem… Hábitos pouco saudáveis durante o carnaval têm efeito direto na saúde da pele

Já tem algum tempo que o mercado de estética e embelezamento tem reforçado a ideia da prevenção. São criados produtos que precisam de rotina para serem aplicados, mas muitos acabam deixando de lado os cuidados necessários após certas atividades e eventos, como em época de carnaval. O folião passa por constante exposição ao sol, desidratação, suor contínuo, contato com vários objetos e pessoas e isso afeta a pele diretamente.

Antes de sair para o bloquinho, pele hidratada e protetor solar são obrigatórios, mas e depois? Será que existe algum intensivão de skincare? Existe, sim, como afirma a dermatologista especializada em cuidados com a pele Samara Kouzak (@dermaadvance), membro da Sociedade Brasileira Dermatologia. E o tratamento deve ser voltado para a hidratação. “Algumas opções são as máscaras de hidratação, máscaras detox, com ativos para acalmar e hidratar. Outra alternativa são os procedimentos em consultório, com hidratação indicável, que busque recuperar a pele que foi um pouco judiada.”

Menos é mais

De um modo geral, o que mais ocorre é que as pessoas não fazem a higienização e a hidratação adequadas da pele e não tiram o excesso de maquiagem e de glitter do rosto — isso sem falar da falta de alimentação e de consumo de água adequados durante o período da festa. Em poucos dias, a pele perde o viço e a hidratação e começa o aparecimento de ruguinhas.

Para festas de longa duração, a rotina é básica. Primeiro, realize uma higienização adequada, com produtos bifásicos, que tem propriedade mais oleosa, ou um cleansing oil. “Eu gosto muito da proposta do cleansing oil porque ele limpa e não agride. No dia seguinte, ao limpar com o cleansing oil, pode-se achar algum resíduo de maquiagem perto da região dos olhos, que é um pouco mais difícil de sair. Mas há produtos específicos para essa área também”, detalha a dermatologista

Depois, aplique uma água micelar, um sabonete bem delicado e, por último, hidrate muito bem com um hidratante próprio para o seu tipo de pele e, no máximo, use uma vitamina C antioxidante. “Nesse período de festas, evite o uso de ácidos, mesmo que esteja usando por alguma outra razão, como acnes ou melasma, e deixe o skincare basicamente em antioxidante, vitamina C, hidratante e bastante protetor”, ressalta Samara.

Dicas preciosas

Veja como manter a pele saudável em época de carnaval:

— Antes de sair de casa, já deixe tudo preparado para a limpeza e, quando chegar, procure ir direto ao banheiro.

— Tome cuidado com a procedência das maquiagens, tintas de rosto, glitter e semijoias para rosto.

— Consuma água continuamente durante e após o período carnavalesco.

— Use hidratante labial, especialmente pelo tempo seco de Brasília.

— Evite produtos adstringentes, ou seja, à base de álcool.

— Consuma frutas antioxidantes, como a manga, laranja, uva, morango, entre outros.

— Opte por glitter biodegradável, pois outros tipos prejudicam muito o meio ambiente.

O poder dos produtos

— No momento do uso dos cleansing oils bifásico, é ideal que haja a junção de ambos, chacoalhando o frasco.

— A fórmula da água micelar é não oleosa, portanto pode ser utilizada em qualquer tipo de pele. Apesar de poder agir como substituta da lavagem, é sempre recomendado que, após o uso, seja realizada lavagem com sabonete específico.

— Ao passar algum produto na região dos olhos, procure os cremosos ou oleosos, que facilitem a retirada de resíduos do rosto, para que não haja necessidade de esfregar a região.

Fonte: Renata Mariella, dermatologista da Clínica Renoir Especialidades Médicas

Confira a matéria também no site do Correio Braziliense. Clique Aqui

Entre em contato conosco

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para esclarecer dúvidas, obter suporte ou compartilhar feedback. Estamos ansiosos para ouvir de você e oferecer a assistência necessária

Entre em contato conosco através do número abaixo. Estamos disponíveis para atendê-lo e fornecer o suporte necessário.

Estamos a apenas uma mensagem no WhatsApp de distância! Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas.

Para questões específicas ou informações detalhadas, envie-nos um e-mail. Estamos prontos para receber suas mensagens e responder prontamente.