Muitas pessoas procuram o dermatologista por decorrência de acne e problemas de manchas na pele. Conhecido como o especialização da beleza facial, é comum relacionarem a dermatologia à estética. Mas ambas têm diferentes funções e são completamente distintas.
Além de cuidar de problemas faciais, existem diversos procedimentos cirúrgicos realizados pelos médicos dermatologistas e a Cirurgia Dermatológica Convencional é um dos mais procurados. Essa categoria de cirurgia engloba dezenas de procedimentos dermatológicos benéficos a saúde.
A Cirurgia Dermatológica Convencional é aplicada em procedimentos simples, que exigem apenas anestesia local. Os mais comuns são a retirada de cistos benignos, pintas ou sinais, cirurgia da unhas encravadas e correções cirúrgicas de cicatrizes.
A Cirurgia Dermatológica Convencional também é utilizada para a remoção de lesões cutâneas benignas ou malignas (sempre que é retirada uma amostra na cirurgia é necessária a realização de biópsia), além da reconstrução da área correspondente.
A Cirurgia Dermatológica Convencional pode ser realizada para diversos tipos de procedimiento, tendo inúmeras finalidades, são eles:
A Cirurgia Dermatológica Convencional pode ser realizada para amenizar cicatrizes de corte em uma operação, de um machucado, cicatrizes decorrentes de acne ou pequenas marcas. Para isso, são consideradas diferentes técnicas que são definidas pelo tipo da cicatriz.
Na maioria das vezes as verrugas são ressaltadas, ásperas e da cor da pele, mas também podem se apresentar em colorações escuras, planas e lisas. A Cirurgia Dermatológica é uma forma de remover verrugas destruindo a lesão.
Manchas por exposição solar, gravidez e envelhecimento podem ser removidas facilmente por meio da Cirurgia Dermatológica Convencional. Mas, isso depende de alguns fatores como o tipo da mancha, o seu tamanho e a sua coloração. Somente após o correto diagnóstico é possível avaliar o procedimento a ser aplicado.
O tratamento varia de acordo com a espessura dos vasos.
O queloide é causado pela excessiva cicatrização da pele. Por isso, ele forma uma lesão saliente na pele. Ele aparece em locais que existe um ferimento cicatrizado, como a cicatriz de uma cirurgia, furos na orelha ou pequenos cortes e, pode ser retirado por meio de cirurgia.
Em nossa clínica contamos com a experiência da Dra. Fernanda para a realização dos procedimentos dermatológicos. A Dra. Fernanda é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Formou-se em medicina pela Universidade de Brasília. Especializou-se em Cirurgia Micrográfica de Mohs na Santa Casa de Curitiba e em Dermatologia no Hospital Regional da Asa Norte.